Cogumelo Portobelo com balsâmico

cogumelo portobelo com balsamico

Cogumelos! Eu estou fazendo uma festa na minha cabeça só de pensar sobre eles.

Eles são ótimos com carnes, sobre polenta, petisco ou apenas por conta própria. Aqui está o truque com o cozimento da maioria dos cogumelos, não os lave em água corrente nem ao menos deixe-os de molho! O cogumelo é como uma esponja, absorve água com facilidade. Os cogumelos soltam água ao serem preparados e, após ferver em seu próprio líquido, concentrará no sabor.

Para higienizá-los, basta usar um papel toalha ou um pano de prato úmido para limpá-los. Remova somente a terra e os pontinhos bem pretos. Algumas manchas marrons não conseguem ser limpas e nem saem, afinal são do próprio cogumelo. E quanto mais você esfregar o pano úmido neles, mais amarronzados eles ficam. Portanto esqueça pano úmido para este serviço. Apenas papel toalha seco, nada mais.

Caso eles estejam bem sujos, use água corrente, mas não há necessidade de lavá-los um a um. Mergulhe todos em um bowl e apenas seque-os um a um. Super importante secar, hein?

Fiz assim…

Para essa receita, usei 500g de cogumelos portobelo tamanho médio. Após a limpeza dos cogumelos, coloquei numa travessa refratária 2 dentes de alho laminados, 5 colheres de aceto balsâmico, uma pitada de sal e 3 colheres de azeite. Mexi bem e joguei os cogumelos inteiros dentro. Mexi bem com as mãos para que o molho lambuzasse todos eles. Então, arrumei um a um nessa mesma travessa com as pernas para cima, ou seja, de ponta-cabeça. Fechei com papel alumínio e levei ao forno médio por 15 minutos. Após esse tempo, retirei o papel e deixei por mais 10 minutos no forno.

Fatiei ao meio e deixei gelar para o consumo como antepasto. Fantástico isso!

Você tem uma maneira favorita de preparar cogumelos? Mande pra gente. Adoramos trocar figurinhas. Use o delicias1001@uol.com.br
cogumelo portobelo com balsamico1

Cogumelo Portobelo com balsâmico
 
Você vai precisar de:
  • 500g de cogumelos portobelo tamanho médio
  • 2 dentes de alho laminados
  • 5 colheres de aceto balsâmico
  • uma pitada de sal
  • 3 colheres de azeite

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rate this recipe: