Abobrinha recheada
Uma receita bem leve e completa, já que a gente comede uma vez só o legume, o carboidrato (arroz)e a proteína (carne). Além do mais, trata-se de uma delícia sem fim, refrescante, especial para os dias de calor. Minha tia Nenê me ensinou e eu repito aqui em casa sempre que possível, ou quando vou ao varejão e encontro abobrinhas bem pequenas, com no máximo 20 cm.
Comecei lavando bem as abobrinhas e tirando a polpa. É preciso cavar bem com uma faca afiada ou com uma colher de café, preservando a casca. Reservei.
Em uma vasilha misturei a carne, o arroz, o óleo e um pouco de sal e pimenta síria (tudo cru). Recheei as abobrinhas com essa mistura (não aperte muito o recheio; deixe algum espaço para o arroz crescer dentro!) e fechei cada uma com a tampinha da própria abobrinha usando um palito de dente.
Levei para cozinhar em uma panela já aquecida com água, o molho de tomate, folhas de hortelã, um pouco de azeite e os dentes de alho com casca. Coloquei um prato raso dentro da panela, cobrindo as abobrinhas, fazendo um peso para que elas não bóiem e desmanchem. Em 30 minutos de cozimento, em fogo baixo, elas já estarão prontas.
Bom, hein?
- 5 abobrinhas tipo italiana
- 100g arroz
- 200g carne moída magra
- óleo vegetal
- pimenta síria a gosto
- sal
- 2 xícaras (chá) molho de tomate
- folhas de hortelã
- azeite extra virgem
- 2 dentes de alho (com a casca)