Preparar pratos inusitados é o que mais gosto. As surpresas ao comer, provando novos sabores, não têm preço. As carinhas de contentamento dos que se sentam à mesa junto com a gente mostram isso. Como é bom reconhecer que o prato recém-inventado fez sucesso.
E isso aconteceu com esse risoto. Devo confessar que eu não esperava muito não… Agora, resta a mim dividir mais essa descoberta com vocês. Fiz assim:
Comecei colocando em uma frigideira, um fio de azeite, 1/2 cebola ralada e 2 dentes de alho picadinho. Refoguei bem e juntei 100g de arroz para risoto (usei o arbóreo). Então chegou a hora do vinho (50 ml) que logo evaporou todo álcool. Então coloquei 250 ml do caldo de legumes que já havia feito antes (facilitei e fiz com 1 cubo de caldo) e mexi bem. Continuei adicionando o resto do caldo aos poucos e continuei mexendo.
Quando já estava quase seco e o arroz macio, juntei 100g carne seca (só uso a Paineira!) cozida e desfiada (veja como dessalgar rapidinho AQUI). Esperei reduzir até o arroz ficar bem cremoso, mexendo de vez em quando.
Finalmente, acabei o preparo com 100g de queijo coalho picado e 1 colher (sopa) de manteiga.
Use sal e pimenta a gosto.
- um fio de azeite
- 1/2 cebola ralada
- 2 dentes de alho
- 100g de arroz para risoto (usei o arbóreo).
- 250 ml do caldo de legumes
- 100g carne seca (só uso a Paineira!) cozida e desfiada
- 100g de queijo coalho picado
- 1 colher (sopa) de manteiga