Doce de banana em creme nevado

Lembro-me de que, quando criança, minha mãe fazia verdadeiros malabarismos para fazer com que meus irmãos e eu provássemos pratos novos, especialmente os com banana. Nunca fui muito fã dessa fruta, ainda não a como imitando o macaco, descascando e crua simplesmente. De jeito algum. Só me resta, então, o preparo de doces em que a posso usar, mascarando seu sabor doce e incrementando com canela. Assim está aprovado. Pelo menos pra mim!
Eu me lembro dessa sobremesa deste bem pequena, o creme tem um sabor delicioso e a cobertura arrancava de mim um suspiro: hummmmm!
Minha mãe disse que seu nome era (ou ‘é’) “Joaquim Bentinho”. Pesquisei por ele, mas não encontrei nada relacionado a doces. Portanto, talvez, seja invenção pra fantasiar a cabeça das crianças, histórias da carochinha!
Assim, aprendi que há diversas maneiras de experimentar ingredientes que muitas vezes rejeitamos.
Relembrando momentos, depois de ver uma penca de bananas a perder na minha fruteira, abri o caderninho antigo e retornei ao passado, rapidamente:

Comecei preparando uma calda numa panela, misturando 2 xícaras de açúcar e 1 xícara de água fria. Liguei o fogo e não mexi mais. Quando estava formada uma com de guaraná, joguei imediatamente dentro de um refratário e piquei por cima várias bananas nanicas, até que ficasse tudo bem coberto. Reservei.
Numa outra panela, preparei um creme com ½ lata de leite condensado, 500ml de leite integral, 2 colheres de amido de milho, 2 colheres de açúcar, gotas de baunilha e 3 gemas. Deixei engrossar no fogo, mexendo sempre. Despejei sobre as bananas.
Bati na batedeira (na verdade, usei um mixer) as 3 claras em neve com 6 colheres de açúcar.
Acomodei sobre o creme, fechando o doce.
Levei ao forno por uns 20 minutos, até que a clara ficou com cor de suspiro.

E mantive na geladeira até o momento do ataque… Prefiro assim.

Doce de banana em creme nevado
Ingredients
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água fria
  • ½ lata de leite condensado
  • 500ml de leite integral
  • 2 colheres de amido de milho
  • 2 colheres de açúcar
  • gotas de baunilha
  • 3 gemas
  • 3 claras em neve
  • 6 colheres de açúcar
Instructions

 

5 comentários

  1. Também não gosto de banana crua, nenhuma delas, mas adoro fritas, assadas, feito doce, torta, etc. Nunca comi este doce, vou fazer mas vou cozinhar as bananas antes de caramelar pois tenho a impressão que como manda a receita ficam com gosto de cruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *