Ideal para os dias frios… Refeição completa e de simples execução. É só seguir o passo-a-passo. Se quiser, acompanhar com uma salada verde e arroz branco. E é só!
Ingredientes:
500 g de grão-de-bico
4 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande ralada
300 g frango refogado e grosseiramente desfiado
100 g de toucinho picado
1 paio picado
1 linguiça calabresa em rodelas
2 tomates sem pele e sementes, picados
2 tabletes de caldo de carne
Deixe o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro. Cozinhe-o em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos e reserve. Frite a cebola no óleo até dourar. Acrescente aos poucos o frango, o toucinho, o paio, a lingüiça, os tomates e deixe refogar. Em seguida coloque os tabletes de caldo, o grão de bico com sua água e deixe cozinhar. Coloque mais água fervente, se necessário. Deixe ferver até engrossar o caldo. Sirva quente como prato único.
Congelamento:
Se desejar, congele o puchero cozido e frio. Embale, etiquete e leve ao freezer ou duplex por até 2 meses. Para descongelar, deixe-o de véspera em geladeira.
Um pouco de história…
Puchero – termo da culinária espanhola que designa uma panela de cerâmica, ou ferro fundido, com um pé de cerca de 30 cm, e mais 30 cm da panela propriamente dita. O diâmetro é de cerca de 1 palmo. Nessa panela, eram colocados os ingredientes regionais, e cozidos lentamente, no calor da lareira. Por essa razão, as receitas de puchero são muito variadas. É uma preparação característica de vários países. Na Espanha, é chamado ‘puchero’ ou ‘cocido’, sendo o mais conhecido o ‘cocido madrileño’. O Puchero é a versão espanhola para o cozido português.
