Frutas Vermelhas na mídia

Nesta semana, na edição do Jornal do Meio, publiquei uma série de receitas com frutas vermelhas, o hit da estação.

Nada melhor que aproveitar os precinhos camaradas e a qualidade dos morangos nesta safra. Eles estão mais suculentos ainda e precisamos tirar proveito dessa rica fonte de saúde. O morango, assim como outras frutas vermelhas como a amora e as framboesas, contém vitaminas além de substâncias que combatem o envelhecimento da pele.
Uma ótima sugestão é partir para os congelados, quando esta temporada abundante acabar.
A maioria das receitas abaixo contém framboesas também, mas não há necessidade. Somente com morangos o resultado é especial.
Enquanto isso, mãos à obra!
Não está nada fácil ‘vencer’ todos os morangos e framboesas que andam caindo em minhas mãos. Devo confessar que a coisa é praticamente desleal! É muita fruta no mesmo metro quadrado!
Simples e rápido.
Enquanto almoçávamos, deixei assando por 25 minutos a 180C.
O preparo é assim…
No fundo de uma travessa refratária, coloquei 2 bandejinhas de morango com algumas framboesas que tinha acabado de colher em casa. Penso que amoras e mirtilos dariam um ótimo arremate também. Ou só os morangos!
Misturei com ½ xícara de açúcar, 2 colheres (sobremesa – rasa) de amido de milho e casca de 1 laranja ralada.
Por cima acomodei uma mistura feita (na mão, numa tigelinha; sem batedeira) com 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo, 1 ½ colher (chá) de fermento em pó, ¼ xícara de leite, 2 colheres (sopa) de margarina, 1 ovo inteiro e uma pitadinha de sal.
Levei assar até dourar.
Não deu tempo para esperar (o perfume na casa era grande demais), mas o ideal era servir com sorvete de creme ou chantilly.
Que tal aproveitar a acidez e sabor azedinho das frutas vermelhas numa sobremesa deliciosa e simples?
Fiz minhas adaptações de uma receita da Nigella, para o gosto do pessoal de casa e pela facilidade de ingredientes que já tinha à mão. Todo mundo sabe: não tem coisa mais chata que ter que sair de casa para buscar alguma coisa só para concluir uma alquimia culinária!
Colhi umas 100g de framboesas do meu pé, acrescentei mais 1 caixinha de morangos bem maduros e deu nisso aqui… Ou pode-se substituir por somente 2 caixinhas de morangos.
Coloquei no fundo de uma tigela refratária as framboesas e os morangos picados grosseiramente.
Acrescentei a eles 2 colheres (sopa) de amido de milho, 4 colheres (sopa) de açúcar refinado e gotas de baunilha. Mexi bem e reservei.
Antes, já tinha preparado a ‘cobertura’. Derreti 100g de manteiga no microondas. Numa tigela grande, misturei com 6 colheres (sopa) de aveia em flocos, 3 colheres (sopa) de semente de girassol sem sal, 7 colheres (sopa) de farinha de trigo, 7 colheres (sopa) de açúcar mascavo e 1 colher (chá) de canela em pó.
Cobri as frutas com essa farofa e levei ao forno por 25 minutos.
Pode servir com sorvete de creme ou com chantilly.
Fácil, rápido e fantástico!

Ótima opção para aproveitar aqueles morangos já maduros, quase que passando do ponto de aproveitamento.
Eu deixo todos os morangos (com seus cabinhos ainda) de molho em água abundante com gotas de vinagre branco por 30 minutos.
Após esse tempo, lavo-os em água corrente e retiro os cabinhos.
Parto em pedaços, acomodando-os numa panela grande.
Para cada medida de morangos, adiciono a metade de açúcar. Ou seja, para 500g de morangos, coloco 250g de açúcar. Se você preferir algo menos doce, coloque menos.
Levo ao fogo médio, tomando cuidado para que não derrame no fogão. Mexo de vez em quando, por uns 30 minutos.
Para saber se a geléia está pronta, no ponto certo, coloco um pouco num prato seco e limpo, viro o prato. Se ela não escorre, retiro a geleia do fogo e deixo esfriar. Distribuo em vidros próprios para geleia esterilizados e conservo na geladeira.

Aqui está o jornal inteirinho:

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *