Faço sempre macarrão em casa, adoro o poder da alquimia, transformando ovos e trigo em um prato tão apetitoso.
Todo mundo gosta, afinal ele fica com uma textura completamente diferente da massa comprada pronta no supermercado e o molho é incorporado com muita facilidade, abraçando cada fio da massa com delicadeza.
Não é a primeira vez que publico o ‘como preparar massa caseira‘. O que difere desta é que a paciência estava intacta e eu, com tempo, filmei o momento em que dou forma à massa.
Desta vez, usei para modelar uma maquineta que herdei de minha avó. Tão velhinha quanto eficiente, acredito que pouco gente tenha uma parecida. Ela lembra aquelas ‘dos antigamentes’ que moem carne. A massa entra num pelote só e sai no formato escolhido. Há várias possibilidades de modelo, mas para hoje escolhi o rigatoni. Conheça todos os detalhes dessa maquininha mais abaixo.
Ah, também possuo uma outra máquina mais tradicional, com cilindro (veja AQUI); nessa a massa precisa ser aberta em tiras para depois ser cortada. Mas só dá para produzir talharini de qualquer ‘largura’, como diz meu tio.
Para a massa, como de costume, misturei para cada ovo 100g de farinha de trigo e um fio de azeite. Só isso. Coloco mais trigo conforme a necessidade, afinal cada galinha tem um tamanho de ovo, né?
A quantidade de 1 ovo serve 1 pessoa super faminta.
Portanto, aqui em casa somos em 3, então sempre uso 2 ovos tamanho jumbo. Mais que o suficiente, pois sempre sobra uma porção pequena.
Trabalho a massa até que ela absorva todos os líquidos e seque bem. Ela não pode ficar úmida, senão o macarrão se desmancha todo ao ser cozido. Ponho mais trigo sempre que necessário.
Bom, falei muito; melhor acompanhar o vídeo, editado pelo filhote Raphael.


humm
que delicia!
amo massa feita em casa
blogdabiane.com.br
MEUUUU DEUSSSS!!!!! Que preciosidade!!!! Morri de vontade de ter uma tb. (risos) Aproveitando a oportunidade quero parabenizá-la pelo blog e dizer q seu pão de calabresa é um sucesso aqui em casa.
bjs.