Bolo cremoso de maçãs

bolo cremoso de maçãsMinha mãe resolveu dar um chá para suas irmãs e me pediu um bolo. Fiquei pensando na escolha certa. A princípio, procurava por um abacaxi no ponto para este bolo caramelado. Mas logo acabaram as minhas esperanças, pois abacaxi maduro foi impossível de se encontrar. Só a fruta bem pequena e branquinha. Sem chance!

Assim, parti para uma outra opção, mais radical. Testei essa receita que estava escrita num rascunho, jogado no fundo da gaveta. Fiz minhas adaptações, já que a receita oficial não levava fruta alguma… E eu em busca de algo bem silvestre!

No início do preparo percebi que a coisa não ia dar certo, faltava massa (ou farofa, que era o caso). Incrementei com as maçãs e o resultado final foi surpreendente! Todas adoraram e eu aconselho você, querido leitor, a provar também em sua cozinha.

Bem, analisando, a massa-farofa deixou a base do bolo bastante úmida e macia. O recheio de creme, sem palavras, ou melhor, fantástico! As frutas deram um toque ácido, penso em substituir por peras, framboesas, abacaxi ou coco numa próxima vez.

bolo cremoso de maçãsFiz assim:

Comecei preparando o recheio, levando ao fogo numa panela média 1 lata de leite condensado, 2 latas de leite integral, 2 gemas e 2 colheres (sopa) de amido de milho. Mexi sempre até engrossar. Então acrescentei 1 lata de creme de leite sem soro, com o fogo já desligado. Reservei para amornar bem.

Enquanto isso, juntei os ingredientes da massa-farofa com as pontas dos dedos, com 1 ovo, 3 colheres (sopa) de margarina, 1 xícara de açúcar, 16 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó, formando uma farofa empelotada.

Então era hora da montagem. Untei um refratário com 25cm de diâmetro e polvilhei farinha. Acomodei dentro 2/3 da farofa, todo o creme (recheio), piquei 3 maçãs em lascas, polvilhei canela em pó e o restante da farofa.

Levei ao forno 180C por 40 minutos (até ficar moreno). Deixei esfriar para saborear. Nem preciso repetir que todos adoraram… e pediram a receita pra mim! Bom sinal!!!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *