Como resolver o ‘problema’ da refeição rápida à tardinha??? Dá uma preguiiiiça sem fim pensar no que fazer e no que comer. A fome chega, mas não deixa pista alguma sobre o que preparar. A gente senta, fica impaciente, levanta, pega o livro de receitas, abre o arquivo de receitas do computador, escuta reclamação porque nada foi resolvido ‘ainda’ e, quanto mais pressão, menos razão!
Numa dessas, num dia desses, encontrei essa receita antiga de pão de água, simples, barato e com ingredientes sempre à mão. Como gosto de dar dicas, lá vai uma importante: nunca deixe faltar fermento biológico seco (para pão) na despensa, que ele sempre salva e ajuda nas resoluções mais complicadas.
Desta vez, usei o fermento fresco, mas o seco poderia ser utilizado, sendo que deveria ser adicionado diretamente na farinha seca ainda.
Fiz assim:
Bati no liquidificador:
- 200ml de água morna
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher (sopa – rasa) de sal
- 2 ovos inteiros
- 30 gramas de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do seco – que deve ser adicionado à farinha)
Misturei essa batida a 700g de farinha de trigo. Coloquei as mãos na massa para sentir que está chegando no ponto de enrolar (soltando das mãos), colocando mais farinha aos poucos (se houver necessidade).
Enrolei os pãezinhos, acomodei os pãezinhos numa assadeira sem untar e deixei crescer dentro do forno desligado.
Após ter dobrado de tamanho (uns 30 minutos), assei em forno 180C até dourar. Não precisa pincelar. Se quiser, somente água e salpicar sal grosso ou orégano antes de levar ao forno, para aquele charme.
Rendimento: 16 pães tamanho médio


