Creme de cogumelo portobello

Creme de cogumelo portobeloExcelente sugestão para acompanhar uma massa ou uma carne assada, este creme/molho é sensacional.

Comprei alguns cogumelos portobelo, mais conhecidos por seu tamanho gigante e normalmente usados para serem recheados. Mas, neste caso, estes são de tamanho pequeno, fruto de uma produção orgânica num sítio na redondeza de onde moro. Conheci os produtores numa feira recém inaugurada que funciona na praça central da cidade às 5as feiras. Lá me diverti com alface, chicória, legumes, flores, café, pães e bolos, tudo vindo da produção sem agrotóxico. E, por ser venda direta ao consumidor, o preço é justo, sem atravessador! Aprovadíssimo…

Voltando ao prato de hoje, resolvi incrementar o almoço, dando um up no meu ravioli ao sugo. O molho estava bem fraquinho, sem graça mesmo! Mas este creme de cogumelo fez toda a diferença.

Fiz assim:

Higienizei 200g de cogumelos usando papel toalha. Não os lavei por eles serem porosos e ficariam encharcados. Fatiei e reservei.

Levei ao fogo uma panela com 3 colheres de manteiga e 1/2 cebola ralada. Assim que refogou, juntei os cogumelos, mexi rapidamente, acrescentei 1/2 xícara de molho de soja (shoyo) e 2 colheres de requeijão. Mexi bem e já estava pronto.

Servi sobre a massa e lambemos os beiços, raspando tudo com um pedaço de pão. Afinal, nada poderia ser perdido, pois o sabor e a textura estavam o máximo.

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *