Farofa de carne seca e pinhão
E começou a temporada do pinhão, fruto típico de festas juninas e do tempo friozinho. Muita gente costuma assar pinhão à beira da fogueira e em pouco tempo já pode ser degustado.
Na falta de algo mais rústico, parti para o cozimento em água mesmo, numa panela de pressão, com todos cobertos por água. Após 30 minutos, abri a panela e eles já estavam macios e prontos para o ataque. É claro que eu não me contive e saboreei alguns ali mesmo, fervendo, quase que queimando minha boca, mas gula é gula! O primeiro pinhão do ano a gente não esquece, mesmo porque a língua fica toda queimada! Aff!
Acontece que sempre sobram alguns, os rejeitados. Com eles, preparei uma farofa com carne seca. O resultado foi pra lá de bom!
Fiz assim:
Dessalguei assim 500g de carne seca (eu uso a Paineira, qualidade ímpar!). Depois de muito sofrer esperando dias para preparar pratos com carne seca, descobri este meio infalível para dessalgar em poucos minutos. Depois, cozinhei na pressão e desfiei grosseiramente.
Numa panela grande, levei 100ml de óleo para aquecer e 1 cebola fatiada finamente em rodelas. Fritei até dourar bem (cor de guaraná escuro). Então, juntei a carne seca desfiada, uns 20 pinhões em rodelas e acertei o sal, pimenta, temperos a gosto.
Adicionei 250g de farinha de mandioca flocada e cheiro verde picado. Mexi para incorporar tudo.
Servi imediatamente.
- 500g de carne seca
- 100ml de óleo
- 1 cebola
- 20 pinhões cozidos
- sal, pimenta, temperos a gosto.
- 250g de farinha de mandioca flocada
- cheiro verde