
Abobrinha, jerimum-mirim, courgette ou curgete, um delicioso e versátil legume (que na verdade é um fruto) com vários nomes e apelidos: adoro! Seu sabor suave e textura leve ajudam para que ela incremente qualquer prato.
Você sabia que ela pertence à família da melancia, do melão, do pepino e da abóbora? Sempre aprendendo.
Bem, eu tinha 2 abobrinhas em minha geladeira, dando sopa! O que preparar? Como? Amo desafios…
Remexi meus achados, pedaços de papel sem título ou capricho algum, receitas copiadas num dia qualquer, sem nenhum compromisso… Inspirei-me numa receita antiga de torta de queijos, já publicada no Delícias 1001.
Arregacei as mangas! Pra cozinha…
Comecei preparando a massa. Misturei 2 xícaras de farinha de trigo, 1 ovo, 100g de manteiga, 100ml de creme de leite e sal, até formar uma massa homogênea. Reservei.
Foi pra panela com 2 colheres de azeite e 1 cebola inteira ralada. Refoguei bem e juntei as minhas 2 abobrinhas raladas grosseiramente. Sempre em fogo alto, esperei uns 2 minutos até que parasse de soltar água.
Acrescentei, então, 2 xícaras de leite, 2 colheres (sopa-rasa) de farinha de trigo e mexi sempre para cozinhar o creme. Adicionei 100g de muçarela picada, 1/2 xícara de cheiro verde picadinho e temperei com sal. Desliguei o fogo para esfriar.
Enquanto isso, abri a massa com as pontas dos dedos, num refratário com 25 cm de diâmetro. Furei o fundo com um garfo e levei pré-assar por 10 minutos.
Retirei, recheei e polvilhei com queijo parmesão ralado.
Voltei ao forno até dourar.
Criação aprovadíssima!



Vou fazer nao sei se vai ficar bonito igual ao seu
Fiz !! MARAVILHOSA, DIVINA, Nunca comi uma tortta tao gostosa como essa!!! Sou louca por vegetais, legumes verduras… Essa torta é tudooo…. comi praticamente sozinha…. Sem Palavras… Nunca imagieni que abobrinha caisse tao bem em uma torta!!!!
Adorei!