Bem que procurei olhando pelo chão e não encontrei. Acredito que pessoas tenham se apressado para juntar alguns, antes de mim. Mas ok, o problema não era o de pagar pelos frutos, mas sim pela falta de oportunidade de vivenciar mais uma vez essa experiência, depois de alguns anos quando enchi sacos e sacos na cidade vizinha de São Bento do Sapucaí.
Mais uma vez repeti essa receita, com algumas modificações…
Veja só como foi:
Comecei cozinhando os pinhões em água limpa sem nada mais, numa panela de pressão, por 40 minutos em fogo baixo. Desliguei o fogo e esperei sair a pressão da panela, abri então e os descasquei imediatamente. Esse é o truque, quanto mais frios, mas difícil para tirar da casca. Para essa receita separei uns 20-25 pinhões. O resto comi (hehehe, como adoro!) Veja la embaixo o vídeo de como eu descasco. Super fácil!
Dessalguei 250g de carne seca (eu uso sempre a Paineira, sem dúvida a melhor). Para dessalgar, faço ASSIM, super prático e rápido. Depois, cozinhei na pressão e piquei em cubinhos miúdos.
Numa panela grande, levei um pouco de óleo e 1 cebola fatiada finamente em rodelas. Fritei até dourar bem (cor de guaraná escuro). Então, juntei a carne seca já cozida, os pinhões em rodelas e pimenta, temperos a gosto.
Adicionei 250g de farofa pronta (de saquinho) e bastante cheiro verde picado. Mexi bem e servi.
- 20-25 pinhões
- 250g de carne seca
- óleo
- 1 cebola
- pimenta
- 250g de farofa pronta (de saquinho)
- cheiro verde picado