Petisco de abobrinha italiana
Mais uma vez preparando e repetindo uma delícia. E se estamos repetindo é porque merece, né? Pois é… Esse petisco deve ser preparado dias antes do consumo, portanto facilita (e muito!) a vida da gente: é só abrir a geladeira, pegar o pão na padaria, juntar os amigos, uma cervejinha e pronto… Festa pronta!
Adoro esse petisco que nem ao fogo vai. A abobrinha é ralada e fica ‘chorando’ com sal no escorredor até colocar os temperos e nada mais. Fácil mesmo, não compra pronto não! Faça aí.
Peguei 3 abobrinhas (tipo italiana) bem firmes e ralei num ralador em tirinhas bem fininhas. Fui acomodando diretamente dentro de uma peneira (ou escorredor de macarrão), polvilhando 1 colher (sopa) de sal. Deixei que elas ficassem ali por 2 horas ou mais, juntando um líquido que escorria lentamente.
Depois disso, lavei a abobrinha em muita água, escorri bem e sequei num pano, apertando bem.
Adicionei, então, 2 dentes de alho picados (não espremi para não ficar ardido demais), 1 pimenta dedo de moça sem semente, bastante cheiro verde e hortelã, tudo bem picadinho.
Completei a delícia com bastante azeite de boa qualidade – eu coloquei 2 xícaras.
Deixei na geladeira e servi somente após 3 dias, mexendo com delicadeza diariamente.
- 3 abobrinhas (tipo italiana) bem firmes
- 1 colher (sopa) de sal
- 2 dentes de alho picados
- 1 pimenta dedo de moça
- cheiro verde e hortelã
- 2 xícaras de azeite
Opa, devo dar os créditos da foto (linda de morrer) pra Cleusa queridíssima, que seguiu a receita e fez questão de mostrar pra gente o resultado. Valeu!