Uma verdadeira perdição maravilha, os pastéis de Belém, também conhecidos como pastéis de nata, são produto de uma receita simples e fantástica. O recheio deste aqui foi pego num programa na tv, num programa do Olivier Anquier, numa visita dele a Portugal.
Considerados uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa, os pastéis de nata podem ser encontrados em muitos cafés e pastelarias. Lá, tradicionalmente, devem ser saboreados ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.
É claro que dei meu jeitinho, facilitei no preparo. Simmmmm, é possível fazer em casa.
Assim:
Comece o preparo pelo recheio. Quebre 9 gemas numa panela ainda fria, junte 9 colheres (sopa) de açúcar refinado e 500ml de creme de leite fresco (de garrafinha. O creme em lata talha ao ser levado ao fogo). Se gostar, pode-se acrescentar gotinhas de essência de baunilha. Misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sempre por uns 15 minutos, até encorpar. Leve à geladeira para resfriar por 2 horas, ao menos.
Separe forminhas de empada e recorte massa folhada pronta (congelada) com uma faca bem afiada, forrando-as totalmente com carinho. Veja as instruções da embalagem da massa para descongelamento e manuseio adequados.
Preencha cada forminha (sem untar) forrada com o recheio, até quase a borda, e leve ao forno para assar e dourar por uns 20 minutos.
Somente isso! Mesmo…

