Espaguete tipo carbonara (mas não é!)
Meu filho estava doido por um espaguete à carbonara original. Estudei bastante… Há um bom tempo atrás eu havia provado um autêntico, mas devo confessar que o gosto de gema tomava conta do prato (eca!). Assim, descartei o modelo tradicional. Fui por uma adaptação de uma prato que comi na casa de uma amiga querida, a Eliana, em Arraial da Ajuda – BA. O dela usa também queijo brie e creme de leite (tem como ficar ruim?!?)
Fiz assim… Comecei levando 500g de macarrão espaguete (tipo seco) cozinhar em água fervente com sal.
Enquanto isso, numa panela bem grande, coloquei 250g de bacon cortado em cubinhos com um fio de azeite, apenas para derreter. Depois, acrescentei 1 cebola grande ralada finamente e deixei murchar. Juntei 1/2 copo de leite que já tinha misturado com 3 gemas batidas. Fiquei mexendo a panela até que a gema engrossasse o caldo, sem parar. Daí foi a vez de 250g de parmesão ralado fino. Acertei o sal, pimenta do reino moída na hora.
Incorporei esse “molho” ao espaguete que já estava cozido al dente. Por mais incrível que pareça, ele some e gruda aos fios da massa. Tudo fica envolvido. (Não sei se você me entende… tipo ‘pecado mortal’)
Servi imediatamente.
Sucesso na certa.
- 500g de macarrão espaguete (tipo seco)
- 250g de bacon cortado em cubinhos
- um fio de azeite
- 1 cebola grande
- 1/2 copo de leite
- 3 gemas
- 250g de parmesão ralado fino
- sal
- pimenta do reino
Deve ter ficado uma delicia.